sexta-feira, agosto 05, 2005

CARAMBA

É com grande tristeza que amanheço num dia de “neblina”!

Pergunto-me frequentemente: como somos capazes?!
Que dantesco cancro somos que avança sem piedade?!

Sinto-me triste e revoltado quando ontem no regresso a casa vejo um mentecapto qualquer atirar uma lata de refrigerante borda fora…
Será que não vê as notícias?!?! Ou terá de ser a sua casa a arder para dar choroso uma entrevista à TVI?!

Bem sei: existem coisas piores! Como por exemplo: homicídio; genocídio; e outros ídios!
Mas hoje revolto-me quando vejo e sinto um mundo a contrair-se de dores; quando ecoam na minha mente os gritos de uma terra em incontrolável agonia…!!!

Passamos uma vida de cabeça baixa a fixar o umbigo! Quando a levantamos vemos algo desaparecer diante dos nossos olhos e que dificilmente vamos recuperar!
Com um simples raciocínio, que deriva num forte arrepio na espinha, apercebemo-nos da espiral que é este problema e que sempre volta ao início…
Não nos podemos esquecer de vários temas: Poluição; Camada de Ozono; Espécies em Extinção; Doenças; Qualidade de vida; entre outros.

A par da “dor” da queimadura temos: altos níveis de poluição; mais e maiores buracos na camada de ozono; doenças causadas pelo desaparecimento da camada protectora da atmosfera; novos vírus que se “libertam” com o desaparecimento do seu habitat natural onde eram inócuos; espécies animais que se perdem devoradas pelas chamas, desde o mais pequeno insecto, a grandes mamíferos, inclusive abatidos pelas populações quando vêem os seus bens serem consumidos por animais que procuram alimentos porque ficaram sem habitat e consequentemente com o ciclo alimentar quebrado; que raio de vida passaremos a ter quando o cenário deixa de ter a paleta de tons da natureza para passar a cinzas, ou pior ainda betão; o ar que respiramos de puro já nem tem o nome; o sol que nos aquece até à “morte”; a água que nos banha com espuma de poluição e organismos prejudiciais… esqueçam! …os fogos vão sendo circunscritos!!...

Caramba! Que futuro daremos a gerações vindouras?! Que paisagens e locais sobreviventes a séculos de história visitaremos num dia de passeio?!
Tudo isto está a ser arrancado do nosso corpo!!

Permanecemos impávidos e seremos, impressionados com os acontecimentos, confortavelmente sentados no sofá, de comando na mão pronto a mudar de canal quando se acaba a coragem e queremos “fugir” à realidade…
Mas uma pergunta se mantém: que raio podemos fazer? É a pura e crua verdade! Vamos a correr para o meio do fogo?! Claro que não! Levantamo-nos e vamos salvar os fracos e oprimidos?! Impossível! Vestimos o uniforme de super-herói, guardado no baú desde os sonhos de criança, e vamos salvar o mundo?! Sonhos!!!
Infelizmente poucas iniciativas há, de quem as pode promover, com o objectivo de levar as pessoas a fazer algo. No entanto podemos sempre fazer tudo o que está ao nosso alcance por causas em que acreditamos. Por pouco que seja temos de estar atentos saber o que se pode fazer e agir.

É exactamente aqui que todos os problemas vão dar! Aquilo que deixamos de fazer porque achamos que não vale a pena e faz tanta diferença!

Seja o que for e para o que for, façam qualquer coisa!
Mas atenção que aldrabões não faltam por aí!!!

Façam algo, especialmente por vós! Esqueçam por um momento o conforto do lar e outras mordomias e vão em busca dos belos locais que ainda vão sobrevivendo, muitos perto de casa, enquanto é tempo. Fujam ao comodismo e sedentarismo que consomem a vida tornando-a vazia! Estejam atentos a iniciativas e arrisquem, vale sempre a pena!
Não é necessário ir para milhares de km de distância, gastar uma pipa de massa, para se passar momentos agradáveis.
Só damos valor ao que temos quando o perdemos!

1 comentário:

Isabel Magalhães disse...

Meu querido 'Gui',

O facto de amanhecer é, já por si, um enorme motivo de alegria. Amanhecer para a vida, mesmo que em dias mais nublados, é uma enorme felicidade. Os dias mais cinzentos, sejam eles motivados por catástrofes naturais ou por outras a que não é alheia a mão do Homem, não podem servir para nos derrotarem, mas sim para valorizarmos os dias em que o céu é azul. Que cada dia seja um dia de festa, que cada dia nos traga mais força para lutar contra os que não respeitam a natureza. A realidade é dura... eu sei! Mas o que não nos mata torna-nos mais fortes.

Um grande beijinho.