sábado, dezembro 08, 2007

FISH na Aula Magna!



Dia 5/12/2007, foi mais uma noite de música!

Tal como no ano passado, pela tournée de comemoração do vigésimo aniversário do disco Misplaced Childhood, Fish brindou-nos com a tournée de comemoração do aniversário do álbum Clutching at Straws, ambos discos criados enquanto vocalista dos Marillion. Aproveitando o evento para a promoção do novíssimo disco “13th Star”, o qual só estará disponível para o ano, mas que foi vendido aos fãs em edição especial.

Este ano também a primeira parte ficou à responsabilidade da banda portuguesa de Rock Progressivo, Forgotten Suns. Mais uma vez provaram estar ao nível do melhor que se faz neste estilo de música! Com músicos de uma qualidade impressionante, apresentam composições elaboradas e de excelente sonoridade. Apesar das visíveis influências dos grupos que marcaram o início desta escola de música têm uma identidade própria e bem definida, aproximando-se de grupos conceituados, como por exemplo, Dream Theater.

Chegada à altura da entrada de Fish a sala ficou mais composta e o público vibrou ao avistar o gigante escocês!

Com uma mescla de músicas do novo disco e trabalhos antigos a solo, tocaram quase na totalidade o disco Clutching at Straws. Com o seu jeito peculiar, Fish deu um espectáculo cheio de teatralidade, personalizando, dando uma dimensão e significado às músicas que ninguém ficou indiferente ao seu conteúdo.

No entanto…

Este ano a coisa não correu muito bem!

Talvez tenha sido a influência do título do novo disco “13th Star”……..

Relativamente a aspectos negativos a constante foi a Sala! A Aula Magna tem uma sonoridade horrível! Pelo menos para quem fica nos lugares da frente. Além disso, contra mim falo, o facto das primeiras filas serem cadeirões e o pessoal ficar esparramado e não de pé, é muito mau para quem está a dar o espectáculo, já que falta aquela química.

A coisa começou logo por correr mal com os Forgotten Suns! Quando já o pessoal estava a vibrar com os primeiros momentos instrumentais começa o vocalista e …
algo não estava bem!! O tipo estava com uma carraspana tal que lhe afectava bastante a voz!! Bastante desiludido e frustrado fez um esforço sobre-humano até ao seu limite, não poupando nas desculpas. Apesar de ter abandonado o palco antes de terminar os restantes elementos da banda deram um espectáculo instrumental inesquecível!!!

Lá acabou e começaram a arrumar o palco para a entrada do Fish.

Mas….. a demora dos técnicos no palco já estava a ser longa!

Aparentemente existia um problema técnico!!! Não queríamos acreditar!!!

Passada uma boa meia-hora lá entrou Fish!!

No entanto a coisa não ficou por aqui!

Apesar dos esforços do Fish para dar indicações ao tipo da mesa de som, durante o espectáculo nunca conseguiram acertar com um registo correcto!!

Mas valeu a pena!!

Como o Fish há muito poucos e os Forgotten Suns têm uma projecção internacional impressionante!!

Colaboração de RC

1 comentário:

MMM disse...

o do ano passado foi bem melhor.