segunda-feira, novembro 15, 2004

A Vedação

Trata a história de uma grande caminhada. O caminho para a liberdade, percorrido com a força do espírito contra todas as adversidades.
Filme muito bem realizado, baseado numa história verídica, com pormenores que transportam o espectador para dentro do filme.
Todo o conjunto de sensações visuais são completadas, de uma forma genial, com uma banda sonora composta por Peter Gabriel.

Quantos de nós não estão a par do que se passa ou passou, em certas partes do mundo, só porque nunca ninguém “falou” sobre isso?
É o caso deste filme. O argumento retrata a realidade vivida pelo povo Aborígene na Austrália dos anos 30. Situação semelhante ao que aconteceu um pouco por todas terras onde o Branco pisou, a subjugação dos Povos Nativos, consequente destruição e perda de identidade, sempre com a desculpa de que só querem ajudar!!!

A história do filme começa com as consequências de uma lei, emitida pelo Branco, onde qualquer criança que não fosse de raça pura, chamadas Mestiças, poderiam ser retiradas de suas casas e levadas para colónias onde eram treinadas para todo o tipo de trabalhos de servidão. (aos Brancos como é óbvio!!)

Qual a justificação?
Simples: evitar a proliferação de uma terceira raça!!!
Argumento: defender os nativos contra eles próprios!!

Não mencionado mas implícito, qual o motivo que leva a que surjam crianças Mestiças?
Simples: com a chegada e domínio do Branco, realocação de tribos em reservas, o bom do Branco, entre muitas outras atrocidades, começa a saciar as suas bestiais necessidades nas mulheres Nativas.
Consequência: destruição da raça, orgulho e cultura ancestrais!
Argumento: salvá-los deles próprios!!!

Mas o que é que isto tem a ver com caminhadas? Perguntam vocês.
O filme baseia-se na fuga de três crianças Mestiças de uma das colónias, empreendendo uma caminhada de 2400 kilómetros.
Uma aventura pela liberdade para voltarem para casa.

Todas essas crianças foram chamadas de Gerações Roubadas (Stolen Generations).

Só isso? Bem pelo contrário!!
Vejam o filme!!!!

Sem comentários: